Visão Moderna de um Condomínio

Atualizado: 18 de Ago de 2019

Foi-se o tempo que um condomínio era apenas um conjunto de apartamentos ou salas comerciais, cuja administração e manutenções necessárias eram relativamente simples.


Hoje em dia, a complexidade relativas a administração dos condomínios aumentaram muito. São muitas responsabilidades legais a serem cumpridas.


Se falarmos somente do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), por exemplo, que é o que o documento que comprava que o condomínio cumpre as regras governamentais relativas as questões relacionadas a incêndio, existem uma série de itens a serem cumpridos, como brigada de incêndio, SPDA, PCMSO, NR10, luz de emergências, porta corta fogo, entre outros itens.


Hoje em dia, sobretudo nas grandes cidades, os condomínios estão cada vez maiores, com sistemas cada vez mais complexos para o seu pleno funcionamento. Nesse sentido, eles estão mais e mais parecidos como uma empresa, exceto no que se refere a finalidade, fazendo uma comparação, temos a seguinte situação:

Assim como uma empresa precisa de fornecedores, parceiros e pessoas qualificadas para a sua administração, o condomínio também exige prestadores de serviços qualificados, zeladores e gerentes prediais com amplo conhecimento, e sobretudo, aqueles que estão a frente da sua administração.


Somente do ponto de vista administrativo, excluindo as questões de convivência, esta cada vez difícil e inviável para um condômino morador exercer a função de síndico.


É aí que entra a figura do Síndico Profissional , que pode ser uma pessoa física ou jurídica para prover a administração do condomínio de forma profissional, semelhante a uma empresa.


Nesse sentido, que a escolha do síndico deve ser feita com critério pois assim como um mal profissional pode fazer um estrago em um empresa, o condomínio pode ter os mesmos problemas.


Em outro artigo, entraremos em mais detalhes sobre a administração de condomínio.


Escrito por Micelli Camargo, editor pela AM Figueiredo Administração de Condomínios.


Curso de Síndico profissional pela GABOR e síndico durante 3 anos de um condomínio de 262 apartamentos.

Contato: (11) 98482 7250 - micelli@engenhariaecia.eng.br

14 visualizações

Av. Pacaembu, 746 - 7o Andar (Sede Própria)  | São Paulo - SP

Fone: (11) 3854 6730 - Email: sac@amfigueiredo.com.br

Parceiros:

© 2019 Site elaborado por ENGENHARIA & CIA (11) 98482 7250