top of page

Problemas nos Condomínios podem ser resumidos em 4 C's

Todo mundo que mora ou já morou em um condomínio concordam em uma coisa:

"Viver em condomínio não é fácil"!

O motivo dessa afirmação é muito simples de compreender.


As pessoas que vivem num condomínio são de diversas origens, diversas culturas, diversos gostos e costumes.


Com tanta diversidade é natural que haja desentendimentos entre vizinhos, porém, todos os tipos de desavenças podem ser resumidas em 4 C's, a saber:


  • C1: Carro

  • C2: Cachorro

  • C3: Cano

  • C4: Criança

O primeiro C de carro está relacionado com as vagas de estacionamentos e avarias que os seus donos relatam.


De um modo geral, o dono de um carro, supostamente, avariado nas garagens quer cobrar do condomínio o conserto do carro, mas o condomínio não pode se responsabilizar por esses problemas. No máximo, se possível, identificar o responsável pelo dano e informar o condômino prejudicado. Seguro do condomínio dificilmente cobre esse tipo de sinistro, exceto aqueles que possuem manobrista.


Outro problema muito frequente relacionado aos veículos é o sorteio de vagas. Só quem já participou de uma assembleia de sorteio sabe a loucura que é.


E por fim, outro drama são as chamadas "vagas presas". Muitos condomínios possuem vagas que um carro fica na frente do outro, prendendo este último, impedindo-o de sair. A melhor solução para esse caso é a contratação de manobristas, no entanto, existe um custo adicional. Existem outras soluções mas são inerentes a cada condomínio em particular, como vizinhos que trocam chaves do carro entre si, chaves do carro na caixa de correio e por ai vai.


O segundo C de cachorro refere-se não somente aos cães, mas aos animais de estimação, de um modo gera. Fazemos referência a eles porque são os mais comuns.


Um dos principais problemas relacionados aos animais de estimação está relacionado ao barulho que eles produzem, principalmente os latidos, é muito frequente, os cães ficarem latindo quando os seus donos não estão em casa. Também não podemos esquecer que existem pessoas "sem noção" que deixam os animais presos na sacada ou banheiro.


Outro problema frequente, refere-se a sujeira que eles deixam. Não é raro, o morador que ao levar seu cachorro para passear, permite que o mesmo faça seu xixi ou cocô nas áreas comuns, e muitos desses condôminos, deixam a sujeira para trás, para os funcionários do condomínio limpar, sob justificativa "pago condomínio para quê?".


O terceiro C de cano refere-se aos vazamentos. Esse sim é um problema que gera muita dor de cabeça e precisa de muita boa vontade dos envolvidos para a sua solução.


Esse problema, muitas vezes, precisa da intervenção do síndico e zelador, pois a identificação da origem do vazamento nem sempre é tão fácil. Eu mesmo, enquanto síndico, já vi caso de a origem do vazamento ser num andar, e infiltração acontecer a dois ou três andares abaixo.


Por fim, o quarto C de criança é um tema muito delicado. Não queremos dizer aqui que as crianças são problema, pelo contrário, elas são o futuro da sociedade.


O problema em si, está relacionado ao barulho que elas produzem. Varias crianças juntas, brigando costuma gerar muita algazarra. Então os moradores próximos aos playgrounds ou quadra são os que mais reclamam.


E mesmo nas áreas privativas, quem tem filho sabe como é difícil controlar a criança, sobretudo os meninos, que costumam ser muito mais barulhentos que as meninas.


Mas não só as crianças ou animais de estimação que fazem barulho, existem muitos crescidinhos por ai que gostam de escutar música no som mais alto, sob pretexto "na minha casa eu faço o que eu quero", em condomínio isso não é verdade, mas iremos abordar esse tema em outro artigo.


Escrito por Micelli Camargo, editor pela AM Figueiredo Administração de Condomínios.

Curso de Síndico profissional pela GABOR e síndico por 3 anos de um condomínio de 262 apartamentos.


Contato: (11) 98482 7250 - micelli@engenhariaecia.eng.br

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page